O que é a Agricultura Biológica?

SABIA QUE OS PRODUTOS BIO SÃO:

E que ajudam os nossos filhos a terem um futuro melhor?

MAIS SAUDÁVEIS

Em média os alimentos biológicos têm níveis mais elevados de vitaminas e de minerais essenciais (como o cálcio, o magnésio, o ferro e o crómio), de hidratos de carbono e de proteínas. Neles há também mais antioxidantes que, entre outros benefícios para o nosso corpo, ajudam a combater o cancro.

Não contêm aditivos alimentares que agravam problemas de saúde como as doenças de coração, a osteoporose ou as simples dores de cabeça.

Não usam pesticidas sintéticos, herbicidas e fertilizantes químicos, hormonas de crescimento ou antibióticos. Mais de 400 destes pesticidas são utilizados de forma rotineira na agricultura convencional. Muitas alergias, a asma e outras doenças que invadiram o nosso quotidiano estão relacionadas com o uso destes produtos.

Os solos regenerados e fertilizados de forma natural criam vegetais, árvores e frutos mais saudáveis e alimentam animais em cuja carne e em cujo leite podemos confiar. Para a nossa saúde é decisivo comer bem. É essencial que os produtos sejam saudáveis e naturais. Uma garantia que dão os produtos bio.

MAIS SEGUROS

A segurança alimentar começa na forma como os alimentos que comemos são produzidos. E continua no controlo que é feito sobre a sua transformação e sobre a sua comercialização.

Os produtos bio são seguros, mais seguros certamente, pela forma como são produzidos. É a terra que é mais sã e se torna mais equilibrada, porque fertilizada com matéria orgânica, é a água que está mais pura, sem produtos perigosos que se infiltram e a vão contaminando, é o ambiente que respira saúde.

E é a maneira de fazer agricultura, o modo de produção biológico, tecnicamente avançado mas respeitando o equilíbrio da natureza, os tempos de crescimento e maturação.

Os produtos bio são também seguros, mais seguros certamente, pela forma como é controlado todo o percurso, da terra até às mãos dos consumidores.

Armazenamento, transporte, transformação, embalagem, tudo tem regras definidas claramente na lei. Nenhum produto alimentar é sujeito ao controle e acompanhamento que é feito aos produtos da agricultura biológica.

A PRODUÇÃO

Na produção biológica os agricultores utilizam atualmente técnicas muito avançadas, com excelente rendimento, e ao mesmo tempo contribuem para o equilíbrio dos ecossistemas e para reduzir a poluição. Estão, dessa forma, a preservar o nosso futuro.

Valores tão essenciais como respeitar os ciclos da natureza, a capacidade de produção dos solos, o bem-estar dos animais, não são incompatíveis como uma produção equilibrada e rentável. Pelo contrário, a agricultura biológica está a desenvolver-se a um ritmo admirável e com ela diminui a desertificação do interior em toda a Europa e cresce a economia e a coesão social das zonas rurais.

Consumir produtos biológicos é hoje também apoiar a proteção do ambiente, a biodiversidade, a preservação dos recursos naturais, o desenvolvimento sustentável. Faz parte de uma forma de estar no mundo mais responsável, solidária, justa e criativa. E é, acima de tudo, apoiar e preservar o futuro dos nossos filhos.

Certificado Nº 68/1/1305/15
PT-BIO-02